O ato de entrega ocorreu com a participação do governador Helder Barbalho. “A regularização fundiária é fundamental e nós temos buscado com que o Iterpa seja um órgão que efetivamente garanta o título de terra, o direito à propriedade, a segurança jurídica. Eu festejo que aqui em Barcarena estejamos avançando na regularização e hoje realizando o sonho de dezenas de famílias que passam a ter o seu título e a segurança de morar na sua terra”, afirmou Helder.

De acordo com Bruno Kono, presidente do Instituto de Terras do Pará (Iterpa), a regularização era muito esperada. “Estamos entregando títulos para 86 famílias, além do título coletivo para a Associação Agroextrativista e a regularização de seis áreas para a instalação de equipamentos públicos”, afirma.

Edimar Ferreira é um dos produtores contemplados junto aos quatro filhos. “A partir desse momento vai ficar melhor; esperamos há 16 anos. Plantamos pimenta-do-reino, açaí, cacau e agora, com o título, dá uma garantia”, celebra.

João de Deus Conceição Campos, presidente da Associação Agroextrativista de Trabalhadores Rurais de São Felipe, falou sobre a importância para a comunidade. “A espera era grande e agora vamos conseguir alavancar, teremos oportunidade de fazer empréstimo e outras oportunidades para a nossa produção. Estamos muito felizes”, destaca.

Fonte: Agência Pará
Foto: Marcelo Seabra