O Instituto Butantan vai entregar hoje mais 1 milhão de doses da vacina contra covid-19 CoronaVac ao Ministério da Saúde. A expectativa era que o envio fosse feito às 8h.

Com essa nova remessa, um total de 38,2 milhões de doses foram ao PNI (Programa Nacional de Imunizações), das quais 2 milhões apenas nesta semana.

Em março foram disponibilizadas pelo Butantan 22,7 milhões de doses. Já em fevereiro, 4,85 milhões e, em janeiro, 8,7 milhões de unidades.

A nível comparativo, a Alemanha vacinou 10 milhões de pessoas, de acordo com o último balanço do site Our World in Data. O total corresponde a 83% das 46 milhões de doses acordadas até 30 de março com o Ministério da Saúde.

A CoronaVac é um imunizante desenvolvido pela chinesa Sinovac, em parceria com o Butantan, em São Paulo. Atualmente, 85% das vacinas disponíveis no país contra a covid-19 são do Butantan.

A vacina do Butantan é segura e eficaz contra o coronavírus, conforme constataram os testes clínicos da Fase 3 realizados com 12.500 voluntários e conforme reconheceu a Anvisa, órgão regulador no Brasil.

De acordo com informações divulgadas pelo instituto, o Butantan ainda trabalha para entregar outras 54 milhões de doses para vacinação dos brasileiros até o dia 30 de agosto, totalizando 100 milhões de unidades.

Outra vacina disponível no país é a da farmacêutica AstraZeneca, envasada em território nacional pela Fundação Oswaldo Cruz (fiocruz).

 

Fonte: UOL
Foto: Divulgação/Instituto Butantan