O município de Barcarena está entre as duas cidades do Pará que conseguiram cumprir as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde, no incentivo de ações de promoção e proteção de aleitamento materno. A Secretaria Municipal de Saúde – Semusb, por meio da Atenção Básica, realizou várias atividades entre 2018 a 2020 para alcançar essa conquista.

A coordenadora da Atenção Básica, Amanda Negrão, explica quais foram essas ações. “Conseguimos capacitar 100% dos profissionais da Atenção Básica, implantamos o Programa de Amamentação Exclusiva e criamos o Programa de Alimentação Complementar. Realizamos, também, o Agosto Dourado e a Semana da Mamãe e do Bebê. Certificamos os profissionais, as mães que amamentaram seus filhos por 6 meses com o leite materno e orientamos sobre alimentação saudável de 6 meses aos 2 anos de vida”.

Além dessas ações realizadas nas Unidades Básicas de Saúde, HMRAN, profissionais de equipe multiprofissional, incluindo nutricionista, psicólogo e assistente social, realizaram capacitações e palestras em escolas e na Pastoral da Criança de Barcarena. Os resultados são animadores, destaca Amanda Negrão. “Reduzimos casos de mortalidade infantil, obesidade, sobrepeso, etc”.

Com o reconhecimento nacional do Ministério da Saúde, Barcarena foi contemplada com incentivo financeiro de custeio das ações. Todo o resultado é visto com sentimento de dever cumprido, explica a secretária de saúde, Eugênia Teles. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que é fruto do esforço da equipe. Mais uma meta alcançada”, disse.

 

 

Fonte: Ascom Barcarena
Foto: Ascom Barcarena