Aos poucos, vamos adotando o “novo normal”, que contempla protocolos mais rígidos de saúde e segurança, para retomar atividades de lazer e entretenimento. Na indústria de viagens, companhias aéreas, hotéis, locadoras de carros e estabelecimentos comerciais adotaram mais transparência às suas práticas de higiene e prevenção ao novo coronavírus.

De mapa com a evolução dos casos de Covid-19 por cidade às novas diretrizes de limpeza e distanciamento social, o Bagagem de Bolso reuniu informações extremamente úteis para quem planeja viajar nos próximos meses.

Países para onde posso viajar | O Kayak, site de buscadores de melhores preços de passagens aéreas, hospedagens e aluguel de carros criou um mapa de restrições de viagem. Atualizado constantemente, reúne as informações sobre destinos com limitações ou não a entrada turistas brasileiros: vermelho escuro significa completamente fechado; vermelho mais claro é igual a parcialmente fechado; laranja quer dizer que o país reabrirá suas fronteiras em breve; e verde, sem restrições.

Verde: sem restrições; Amarelo: reabrindo em breve; Rosa: parcialmente aberto; Vermelho: completamente fechadoVerde: sem restrições; Amarelo: reabrindo em breve; Rosa: parcialmente aberto; Vermelho: completamente fechado

 

Para onde posso viajar pelo Brasil

O site Viaje na Viagem lançou o painel coronavírus 100 destinos. Atualizado toda terça-feira, informa a situação dos casos de covid-19 em 100 cidades turísticas brasileiras.

O Viaje na Viagem montou um painel que apresenta a situação dos casos de covid-19 em 100 destinos turísticos no Brasil (reprodução)O Viaje na Viagem montou um painel que apresenta a situação dos casos de covid-19 em 100 destinos turísticos no Brasil (reprodução)

Nesta semana, por exemplo, o painel destaca que o Guarujá, balneário no litoral sul paulista, registra cinco semanas de queda no número de casos da doença. Já Paraty, na Costa Verde Fluminense, e Ubatuba, no litoral norte paulista, chegam à quarta semana com redução nos casos de covid.

Políticas de higiene e segurança de companhias áreas e hotéis |Novamente o Kayak pode ser um bom aliado. O site tem uma seção com uma tabela comparativa que mostra quais companhias áreas realizam limpeza pré-voo e limpeza noturna, adoram a prática de manter o distanciamento entre assentos e as que têm aeronaves com filtros HEPA, que são filtros de ar particulado de alta eficiência, idênticos aos que são usados em ambientes monitorados de hospitais, como centros cirúrgicos e unidades de terapia intensiva.

O Kayak compara as práticas adotadas pelas companhias áreas para combater o novo coronavírus (reprodução)O Kayak compara as práticas adotadas pelas companhias áreas para combater o novo coronavírus (reprodução)

Na mesma área, o Kayak também mostra o que cada rede hoteleira tem feito para proteger funcionários e hóspedes em relação ao novo coronavírus.

Chancela do Ministério do Turismo | Criado há dois meses pelo Ministério do Tturismo do Brasil, o selo Turismo Responsável Limpo e Seguro credencia profissionais, operadoras de serviços e estabelecimentos que seguem os protocolos sanitários de acordo com  diretrizes internacionais e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Estão disponíveis protocolos para Meios de Hospedagem; Agências de Turismo; Transportadoras Turísticas; Organizadoras de Eventos; Parques Temáticos; Acampamentos Turísticos; Restaurantes, Cafeterias, Bares e similares; Parques Temáticos Aquáticos; Locadoras de veículos para turistas e Guias de Turismo, entre outros.

Selo criado pelo Ministério do Turismo para creditar quem segue os protocolos de higiene e segurança (reprodução)

No site do Ministério do Turismo, é possível conferir o número de selos por estado, categoria e nome de estabelecimento (reprodução)

Fonte: O Liberal
Foto: Rodrigo Vieira